O Instituto de Computação (IComp) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em parceira com a empresa Motorola Mobility, inaugurou 4 novos laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e 8 novas salas de aula. As novas instalações marcam total de 25 milhões de investimentos no IComp, por parte da Motorola, oriundo da Lei de Informática (Lei Nª 8.387/1991).

A solenidade contou com a presença do Presidente da Motorola Mobility, Rodrigo Vidigal, do Reitor da Ufam, Sylvio Puga, do Prefeito do Campus Universitário da Ufam, Milton Gomes, do Diretor do IComp, José Luiz Pio, da Subsecretária de Ciência e Tecnologia para a Amazônia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Tanara Lauschner, representando a Ministra Luciana Santos, da Suframa e autoridades de todas as esferas de interesse da sociedade, pública e privada, ligados ao tema. Além, dos coordenadores dos projetos beneficiados, docentes e discentes do Instituto de Computação.

Os laboratórios inaugurados foram projetados com cerca de 100m² de área útil, e estão distribuídos em quatro andares, sendo eles, o Laboratório de Inteligência Artificial Aplicada a Testes de Software - IATS, o Laboratório de Tecnologias de Fotografia Computacional e de Alto Desempenho, o Laboratório de Malware Hunter para a detecção de malware em dispositivos Android através da combinação de características de software, e o laboratório deste projeto, o Laboratório de Técnicas de Inteligência Artificial para Análise e Otimização de Desempenho de Software – SWPERFI.